sábado, 30 de julho de 2016

Crossbow ou Oyumi



Segundo Imperial Archives, o Oyumi foi "originalmente concebido pelos engenheiros Kaiu como uma massiva arma de cerco, utilizada para arremessar lanças contra seus inimigos das shadowlands. Eventualmente versões em escala menor foram desenvolvidas, mas os Rokuganis as acharam brutas e sem a maestria e beleza do arco, rejeitando então as bestas."(p.98)


Essa explicação é absolutamente intragável considerando que o orgulho de todo Caranguejo que eu conheço é ser pragmático, se importar mai com as coisas práticas do que com as estéticas. Então, não faz o menor sentido eles abrirem mão daquela que é, potencialmente, a melhor arma para defender uma muralha só porque ela é "bruta".

Existe evidência do uso do crossbow na Asia continental (China e arredores) desde o século 6o AC. E definitivamente existiam bestas sendo usadas militarmente na China no século 4o AC. As bestas () e bestas de repetição (Chu-ko-nu) foram, por muito tempo, o que majoritariamente se usava no topo da Muralha da China (e não tetsubos, você não quer descer do seu forte para ir bater no inimigo, não é esperto e não é prático. Só o Hida quer isso).


Não é uma arma samurai, não tem a tradição ou a filosofia do kenjutsu ou do kyujutsu mas sua eficiência deveria conquistar aqueles que são verdadeiramente práticos. Até por ser uma arma mais fácil de se manusear do que o arco. Seus virotes não tem a mesma variedade do que que as flechas de um arco, entretanto. Ashigarus do Caranguejo podem receber algum treinamento com o Oyumi, tornando-se minimamente uteis na Muralha. A arma não é muito bem vista em outras terras, por ser relativamente fácil de ocultar, dado seu tamanho reduzido em relação ao yumi, e sua facilidade de uso ela caiu no gosto dos bandidos, de forma que seu porte  é visto de forma negativa fora das terras do Caranguejo.

Evidentemente, no undo real existiu uma grande variedade de bestas, estamos incorporando uma ao jogo e não me parece haver necessidade de mais que isso no momento.

Enquanto eu demorava anos para ajustar esse post, a AEG publicou regras para o Oyumi no Imperial Archives, p.98-99.

Segundo o Imperial Archives:

Crossbow
Keywords: Medium, Peasant
DR: 4k2
Range: 150’
Special Rule: Reloading a crossbow requires two Complex Actions. 
Price: 5 koku
Note: A crossbow relies on its own mechanical force to deliver damage, and thus does not add the wielder’s Strength to its DR.

A Skill para se utilizar a besta se chama Crossbow(Agillity). No rank 5 o mastery permite recarregar a arma em apenas uma Ação Complexa. 


A versão que eu proponho:

Besta
Keyword: Small, Peasant
DR: 3k2
Range: 150’
Special Rule: Recarregar uma besta requer duas Ações Complexas. A besta é tão simples de se manusear que qualquer atirador rapidamente se familiariza a arma, recebendo um bônus de +1k0 nas rolagens de ataque, essas rolagens sempre são tratadas como treinadas.
Price: 8 koku
Note: A força da besta esta em sua mecânica, portanto a força do atirador não é adicionada a DR da arma.

Por que essas mudanças?  
No mundo real o arco é uma arma melhor que a besta, entretanto a besta é uma arma muito fácil de ser manuseada, fácil de mirar e rápida de se treinar. Enquanto produzir um bom arqueiro requer anos de treinamento, produz-se um atirador de besta razoável em poucos meses. Da mesma forma, um personagem inicial facilmente se sairia melhor com a besta do que com o arco. Ela é uma arma feita para quem não tem tempo de se dedicar a uma arte zen como o kyujutsu. Por outro lado, com alguma progressão o personagem treinado no arco se torna apto a feitos que a besta jamais permitira.

Eu tentei transportar essa facilidade para Rokugan através do especial da arma, adicionando o bônus na rolagem de ataque.

Por outro lado, a besta não poderia se tornar um 'canhão de mão'. Assim como no mundo real, bons atiradores frequentemente tem duas bestas, e um servo que recarrega a arma para eles, de forma que eles conseguem, se bem assistidos, atirar todo turno. Bons jogadores vão pensar nisso e conseguir um ou mais servos. Largar uma besta e receber outra em mãos me parece uma ação simples e torna possível atirar todo turno, eliminando uma das maiores desvantagens da besta em relação ao arco. 

Novamente, enquanto um personagem inicial, de força 2, causa 2k2 de dano com o arco, o mesmo causa 3k2 com a besta (+ possíveis raises, uma vez que a besta é mais fácil de usar), mas essa vantagem se dissolve a medida que o arqueiro se torna apto a aplicar sua força no yumi, indo para 5k2.
Por que não manter o dano em 4k2? Primeiro, por que eu também reduzi o tamanho da arma de forma que ela se torne relativamente ocultável, manobrável, e fácil de ser carregada. Segundo, por que bons engenheiros terão a oportunidade de fazer bestas de maior qualidade e estas, possivelmente alcançarão DRs de 4k2 ou 5k2.

PS: Oyumi, do japones, seria algo como "grande yumi". Se refere a arma de cerco, não se tratava de uma arma de mão. Não existe nenhum remanescente dessa arma conhecido hoje em dia. Eu acredito que não seja a palavra mais adequada para a besta mas eu mantive por ter sido a escolhida nos livros de L5R.

0 comentários:

Postar um comentário