Iaijutsu é a técnica do saque rápido, uma maneira de manejar a espada que é aplicável apenas à katana e à wakizashi. Não é necessariamente uma arte agressiva pois, embora sirva ao ataque, seu uso é muitas vezes defensivo, orientado ao contra-ataque. É uma arte voltada mais ao dia a dia do bushi do que a realidade do campo de batalha. Por permitir o balanço de elementos ofensivos e de contra ataque, por requerir precisão, atenção e equilíbrio tornou-se a arte tradicionalmente empregada em duelos.
O adepto do Iaijutsu treina a perfeição uma sequência de movimentos que se iniciam com um saque rápido, um movimento de ataque fluido que se conecta a um leve brandir na lamina, com intuito de livra-la do sangue, para então guarda-la em um único movimento final.
"A maior distinção entre Iaijutsu e kenjutsu esta na posição da espada no inicio do combate. No Iaijutsu a espada começa embainhada e o foco recai sobre o primeiro golpe, já no kenjutsu a espada começa desembainhada e o foco se divide entre ataque e defesa"¹
Esses são aspectos do Iaijutsu que eu gostaria de manter no cenário. Por isso fiz as seguintes alterações nas regras base do L5R 4a ed:
O Iaijutsu, como várias artes marciais, lida com reflexo condicionado, alguém que passou a vida treinando iaijutsu muito provavelmente vai utiliza-lo fora de um duelo formal se os pre-requisitos (inimigo no alcance e arma embainhada) forem atendidos.
O Iaijutsu é a arte do saque rápido, então qualquer personagem com treinamento em iaijutsu (no mínimo um rank) pode sacar uma katana ou wakizashi como ação livre e, se desejar, realizar um ataque no mesmo turno, gastando para o ataque uma ação simples ou complexa, de acordo com as regras de escola e o rank do personagem em questão. Ou seja, é possível realizar um ataque em que se rola Agility/Iaijutsu ou Reflexes/Iaijutsu, no turno em que se saca a arma. Todo personagem com Iaijutsu pode sacar uma katana ou wakizashi como ação livre. Isso nos leva a necessidade de redefinir as mastery abilities. Por ser uma habilidade voltada a velocidade e ao saque rápido:
O Iaijutsu é a arte do saque rápido, então qualquer personagem com treinamento em iaijutsu (no mínimo um rank) pode sacar uma katana ou wakizashi como ação livre e, se desejar, realizar um ataque no mesmo turno, gastando para o ataque uma ação simples ou complexa, de acordo com as regras de escola e o rank do personagem em questão. Ou seja, é possível realizar um ataque em que se rola Agility/Iaijutsu ou Reflexes/Iaijutsu, no turno em que se saca a arma. Todo personagem com Iaijutsu pode sacar uma katana ou wakizashi como ação livre. Isso nos leva a necessidade de redefinir as mastery abilities. Por ser uma habilidade voltada a velocidade e ao saque rápido:
Rank 3: Bonus de +1 na iniciativa.
Rank 5: Bonus de +3 na iniciativa.
Rank 7: Bonus de +5 na iniciativa.
Nos meus jogos kenjutsu não é empregado durante o duelo Iaijutsu (a final, se chama duelo Iaijutsu). Havendo sobreviventes após o strike inicial de cada duelista retoma-se a posição inicial e espera-se que os combatentes estejam aptos a focar, a se concentrar e, apesar dos ferimentos (se houver) a continuar o duelo, ou que reconheçam a superioridade do oponente encerrando o duelo (e isso pode acontecer a qualquer momento).
Minhas explicações e opiniões:
Primeiramente eu faço o duelo iaijutsu diferente do que é sugerido no livro, de forma que os bonus listados originalmente nas mastery abilities não necessáriamente se aplicariam. Acredito que a minha opção seja mais simples, mais útil aos personagens e coerente com a idéia tradicional do iaijutsu, que é o saque rápido, a velocidade e portanto a iniciativa.
Basta procurar iaijutsu na internet para ver que se trata de uma arte da espada que pode ser usada para desferir golpes, eu não gosto da ideia de um duelo iaijutsu em que não se usa iaijutsu, ou de um iaijutsu que nunca é usado para o ataque.
Iaijutsu serve para sacar a espada rápidamente e não faz o menor sentido o personagem ter que esperar até o rank 3 para conseguir efetivamente sacar a espada da forma como a arte se propõe a fazer.
Não importa o rank do Kenjutsu, ele não simula iaijutsu e, no meu jogo, não dá a possibilidade de sacar em uma ação livre.
Para sacar, como ação livre, e atacar no mesmo turno um personagem necessariamente vai rolar iaijutsu.
Acredito que isso também mitiga um pouco o poder do Kenjutsu. Kenjutsu sempre foi a skill na qual meus jogadores bushis investiam pesadamente. Com essa alteração os personagens vem mais balanceados entre iaijutsu e kenjutsu. Isso é bom para o decorrer das histórias também, todo bushi deveria ter um minímo de preparo para um duelo formal.
1 comentários:
qual é o nome do seu jogo ? se e que e um jogo sou novo
ps: sou novo e adorei seu trabalho, muito bom esta me ajudando muito a criar meu mangá
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