Acho que poucas coisas causam tanta confusão quando a economia Rokugani. Primeiramente por que comércio é atividade de heimins, ou é assim que os samurais são ensinados. Supostamente o comércio é relegado pelos samurais e fica a cargo daqueles que são menos capazes de se dedicar às artes da corte, do espirito ou da guerra.
A realidade é um tanto diferente do que é ensinado no entanto, e nem todos podem se dar a o luxo de realmente abdicar de tais preocupações.
No Japão, entre os séculos XVI e XX, o Koku é originalmente uma medidade de volume originalmente definida como a quantidade de arroz necessária para alimentar um homem por um ano, calcula-se que equivale a aproximadamente 180.39 litros, ou aproximadamente 150kg de arroz integral ou 137kg de arroz branco.
No período Edo um Koku (em arroz) valia mais ou menos o mesmo que uma moeda de ouro chamada ryô (ou koban), provavelmente dai a associação entre o ouro, o arroz e o koku que vemos em L5R.
Por curiosidade, a capacidade de carga dos barcos também era medida em Kokus, já que se trata de volume, então um barco de 1000kokus seria, hoje em dia, grosseiramente equivalente a um barco capaz de transportar 100 tons.
Para nós Brasileiros, acostumados com o SI as conversões são bem esquisitas tanto que a explicação do livro, que faz refêrenciaa “bushels” não ajuda muito: "The koku was the standard unit of monetary measure in Rokugan. Its value was equal to the amount of rice that would feed a man for one year, roughly five bushels of rice." (2005, p. 38)
Genericamente, um koku são 5 bushel, creio que a tradução mais próxima de bushel seria alqueire, e novamente bagunçamos uma medida de volume com uma de espaço. Sem mais delongas, um bushel, ou um ichibukin (sim, um bu):
A idéia de alqueire ajuda a entender por que o valor do koku seria variável. No primeira edição a convenção é de que um koku equivale a produção anual de uma fazenda de arroz (no caso, uma fazenda de cinco alqueires), obviamente fazendas podem ter tamanhos e produtividade bem váriados então o upgrade para a não muito melhor definição: Um koku é a quantidade de arroz necessária para alimentar um homem por um ano… é, desvalorizou um tanto ao longo das edições, mas ambas as definições se relacionam ao que era praticado no Japão Feudal.
Essas moedas (tanto o koku quanto o ryô) tinham diversas subdivisões. Foquemos-nos no L5R por enquanto, que segue as regras de todo bom RPG; ouro, prata, cobre.
Um koku é uma moeda de ouro equivalente a cinco bu, a moeda de prata. Um bu por sua vez equivale a 10 zeni, a moeda de cobre. Dessa forma um koku equivale a 50 zenis, e cada zeni compra aproximadamente uma semana de arroz.
Tudo isso leva a questões econômicas bem complexas mas que praticamente não tem impacto no jogo, de qualquer forma, fica o tópico para uma possível discussão futura.
Tudo isso leva a questões econômicas bem complexas mas que praticamente não tem impacto no jogo, de qualquer forma, fica o tópico para uma possível discussão futura.
____________
Referências:
2005, Legend of the Five Rings 3rd, AEG.
1999, Kaempfer's Japan: Tokugawa Culture Observed, p.445-447
0 comentários:
Postar um comentário